Pesquisa




Andrea Portolomeos

  • A poesia e o hipertexto como recursos na formação de leitores.
  • A poesia visual de João Cabral a Arnaldo Antunes na formação de leitores proficientes.
  • Da tradição modernista à contemporaneidade tecnológica: rupturas e permanências no estudo da poesia.
  • Modulações na poesia modernista brasileira
  • A utilização das tecnologias de informação e comunicação na implementação de práticas de leitura e escrita de poesia em sala de aula.

Helena Maria Ferreira

  • A argumentação em gêneros do domínio midiático: carta do leitor
  • A produção de resenhas por alunos do Curso de Letras: configuração e estilo
  • A produção de resumos por alunos do Curso de Letras: configuração e estilo
  • O tratamento dado à leitura pela escola: o papel dos materiais didáticos
  • Avaliação em Língua Portuguesa

Isabel Cristina Rodrigues Ferreira

  • A Literatura Não-Ficcional da Renascença do Harlem: Identidade Afro-Americana

Márcia Fonseca de Amorim

  • O tratamento dado ao ensino da gramática em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: perspectiva sociocognitivista e interacionista x tradição gramatical

Marco Antonio Villarta Neder

  • Necessidades e representações do ensino de Português como língua estrangeira por falantes não nativos de Português em uma IFES
  • Discursos sobre a variação linguística e identidades socioculturais: a polêmica dos livros didáticos de Língua Portuguesa recomendado pelo MEC
  • Discursos sobre as atividades de leitura no livro didático de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) em gêneros textuais com efeitos estéticos
  • Discurso(s) sobre a leitura em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: a representação do leitor nas atividades de leitura
  • Discurso(s) sobre gêneros (masculino/feminino) em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: leituras de mundo e efeitos de sentido em leitores.
  • Discurso(s) sobre o estudo da língua em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: os (pré)conceitos sobre substantivos e adjetivos

Mauricéia Silva de Paula Vieira

  • A argumentação em gêneros do domínio midiático editorial
  • A produção escrita no ensino superior: um olhar sobre os gêneros resumo e resenha.
  • A argumentação em gêneros do domínio midiático: debate
  • A leitura de gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais
  • O infográfico em pauta: a leitura de gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais

Norma Lirio de Leão Joseph

  • Inglês Instrumental na Escola Pública de Ensino Médio de Lavras (Mini-PIBID)
  • Caracterização Linguística de Artigos Científicos de Ciências Agrárias

Patricia Vasconcelos Almeida

  • O perfil dos alunos e as estratégias de aprendizagem utilizadas por eles na disciplina Inglês Instrumental
  • Inglês Instrumental no Ambiente Virtual de Aprendizagem-“Aprender”: uma experiência
  • Estratégias de aprendizagem e o ensino de Língua Inglesa via Internet com os recursos do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - Aprender

Raquel Márcia Fontes Martins

  • Representação gráfica das oclusivas alveolares [t] E [d] por crianças em processo de aquisição da escrita
  • Representação escrita das consoantes oclusivas alveolares [t] E [d] por crianças em processo de alfabetização
  • Habilidades de leitura em livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
  • Investigação sobre o processo de aprendizagem da ortografia em um corpus digital de escrita infantil

Tania Regina de Souza Romero

  • Caracterização Linguística de Artigos Ciêntíficos de Ciências Agrárias
  • Linguagem na Constituição do Educador

Tufi Neder Neto

  • Projeto internacional COBAI de corpora de aprendizes de Lingua Inglesa
  • Desenvolvimento da aprendizagem auto-regulada em alunos dos cursos de Inglês Instrumental