Pesquisa
Andrea Portolomeos
- A poesia e o hipertexto como recursos na formação de leitores.
- A poesia visual de João Cabral a Arnaldo Antunes na formação de leitores proficientes.
- Da tradição modernista à contemporaneidade tecnológica: rupturas e permanências no estudo da poesia.
- Modulações na poesia modernista brasileira
- A utilização das tecnologias de informação e comunicação na implementação de práticas de leitura e escrita de poesia em sala de aula.
Helena Maria Ferreira
- A argumentação em gêneros do domínio midiático: carta do leitor
- A produção de resenhas por alunos do Curso de Letras: configuração e estilo
- A produção de resumos por alunos do Curso de Letras: configuração e estilo
- O tratamento dado à leitura pela escola: o papel dos materiais didáticos
- Avaliação em Língua Portuguesa
Isabel Cristina Rodrigues Ferreira
- A Literatura Não-Ficcional da Renascença do Harlem: Identidade Afro-Americana
Márcia Fonseca de Amorim
- O tratamento dado ao ensino da gramática em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: perspectiva sociocognitivista e interacionista x tradição gramatical
Marco Antonio Villarta Neder
- Necessidades e representações do ensino de Português como língua estrangeira por falantes não nativos de Português em uma IFES
- Discursos sobre a variação linguística e identidades socioculturais: a polêmica dos livros didáticos de Língua Portuguesa recomendado pelo MEC
- Discursos sobre as atividades de leitura no livro didático de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental) em gêneros textuais com efeitos estéticos
- Discurso(s) sobre a leitura em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: a representação do leitor nas atividades de leitura
- Discurso(s) sobre gêneros (masculino/feminino) em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: leituras de mundo e efeitos de sentido em leitores.
- Discurso(s) sobre o estudo da língua em Livros Didáticos de Língua Portuguesa: os (pré)conceitos sobre substantivos e adjetivos
Mauricéia Silva de Paula Vieira
- A argumentação em gêneros do domínio midiático editorial
- A produção escrita no ensino superior: um olhar sobre os gêneros resumo e resenha.
- A argumentação em gêneros do domínio midiático: debate
- A leitura de gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais
- O infográfico em pauta: a leitura de gêneros textuais emergentes das tecnologias digitais
Norma Lirio de Leão Joseph
- Inglês Instrumental na Escola Pública de Ensino Médio de Lavras (Mini-PIBID)
- Caracterização Linguística de Artigos Científicos de Ciências Agrárias
Patricia Vasconcelos Almeida
- O perfil dos alunos e as estratégias de aprendizagem utilizadas por eles na disciplina Inglês Instrumental
- Inglês Instrumental no Ambiente Virtual de Aprendizagem-“Aprender”: uma experiência
- Estratégias de aprendizagem e o ensino de Língua Inglesa via Internet com os recursos do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem - Aprender
Raquel Márcia Fontes Martins
- Representação gráfica das oclusivas alveolares [t] E [d] por crianças em processo de aquisição da escrita
- Representação escrita das consoantes oclusivas alveolares [t] E [d] por crianças em processo de alfabetização
- Habilidades de leitura em livros didáticos de Língua Portuguesa do 6º ao 9º ano do ensino fundamental
- Investigação sobre o processo de aprendizagem da ortografia em um corpus digital de escrita infantil
Tania Regina de Souza Romero
- Caracterização Linguística de Artigos Ciêntíficos de Ciências Agrárias
- Linguagem na Constituição do Educador
Tufi Neder Neto
- Projeto internacional COBAI de corpora de aprendizes de Lingua Inglesa
- Desenvolvimento da aprendizagem auto-regulada em alunos dos cursos de Inglês Instrumental